quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Fazes anos hoje pá!

Fazes hoje anos pá! A nossa casa não vai estar cheia de gente como antigamente mas mesmo assim é garantido que não vai ser um dia igual aos outros. São sete da manhã, não tarda muito descerás do quarto e ouvir-me-ás dizer como de costume: - Bom dia filho dum burro!.. E tu responderás com o teu sentido de humor inigualável: - Bom dia pai dum burro! Que é da minha prenda?

E então eu dar-te-ei a ler estas palavras. 

Tenho aprendido muito contigo. Contigo aprendi a olhar a natureza, o mundo e as pessoas de outra forma. Tens sido uma autêntica lição de vida. Contigo descobri que a natureza nem sempre é harmonia mas que olhos humildes como os teus conseguem sorrir mesmo aos que nos desprezam. Contigo pude comprovar que o mundo pode não estar preparado para nos incluir mas que nós nos adaptamos às suas insuficiências. 

E as pessoas? Ai as pessoas! Esqueçamos aquelas cuja camioneta não aguenta a tua areia e gemem, amocham ou assobiam. Cumprimentemos antes, aos fardos de bacalhau que tanto gostas de distribuir, aquelas que te tratam como amigo! Só elas experimentam o que é receber de ti amizade aos molhos e, claro, o brilho dos teus olhos quando se combina um encontro!

É certo que vivemos no dia a dia algumas angústias, alguns receios e  não olhamos com bons modos o futuro! É também verdade que, por vezes, nos chateamos um ao outro e que temos uma vida cheia de chatices. Mas ninguém imagina como nos fartamos de rir durante o dia, como rimos um do outro, como rimos até da própria morte e temos esperança de vir a morrer a rir por qualquer coisa.

Ah! E já me esquecia! À falta de melhor recordação, lembra-te sempre de que na altura em que fizeste 29 anos fomos ao castelo de Ourém - "Antes" e "Depois"! Pois!... E agora? Agora és tu e deixa-me dizer-te que estás muito melhor na fotografia do que o da estátua!...  

Parabéns camarada! A luta continua!

Sem comentários: